Agenda de Atividades

Outubro 2018
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Informativo Online

Receba notícias, comunicados e informações em seu e-mail:

Nesta sexta-feira (5), a Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir), promove, em Blumenau, o encerramento da segunda edição da rede de aprendizagem do Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água (ProEESA). O evento, que inicia às 9 horas, no auditório da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), conta com a presença de representantes do Ministério das Cidades e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ).

Durante a manhã, serão apresentados os resultados finais de um ano de trabalho na área gestão de perdas de água e energia feito pelos servidores de 14 prestadores de serviços de saneamento da região do Médio Vale. O projeto contou com o apoio de especialistas nacionais e estrangeiros na temática de perdas de água e eficiência energética, que ofereceram consultoria aos participantes durante todo o período de elaboração dos Planos de Gestão de Perdas de Água e Energia.

“É um importante momento para a região, pois serão apresentados os estudos e os trabalhos relacionados à busca por maior eficiência e qualidade da prestação dos serviços de saneamento à população”, enfatiza o presidente da Agir, André Luiz Moser, prefeito de Indaial.

Segundo o diretor geral da Agência, Heinrich Luiz Pasold, a programação conta ainda com o balanço da rede de aprendizagem do projeto, produtos desenvolvidos, relatos de experiências dos participantes, como também a entrega oficial dos trabalhos aos prefeitos e diretores das prestadoras de serviços de saneamento.

O projeto de cooperação em eficiência energética no abastecimento de água atua na melhoria das condições para a implantação de medidas nas entidades prestadoras de serviço. O objetivo é aproveitar o potencial de economia existente nos sistemas de abastecimento. O modelo, consagrado no exterior, consiste na formação de redes de aprendizagem com pequenos grupos que se tornam multiplicadores das técnicas estudadas.

ProEESA 

O ProEESA é uma cooperação entre os governos de Brasil e Alemanha, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades e do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ), que visa aprimorar as condições para implantação de medidas de eficiências energética nos sistemas de abastecimento de água. A parceria é executada pela GIZ.

O ProEESA foi realizado entre os meses de novembro de 2017 e outubro de 2018 nos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guaramirim, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Iniciativas congêneres estão ocorrendo em demais países como Alemanha, México e El Salvador.