Um novo contrato emergencial para recolhimento do lixo em Blumenau foi assinado nesta segunda-feira, 11/09. A informação foi prestada pelo presidente do Samae, Alexandro Fernandes, durante coletiva à imprensa. O motivo foi a obtenção de um mandado de segurança por uma das empresas desclassificadas, que recorreu ao Tribunal de Justiça.

O novo contrato emergencial tem previsão de 180 dias, mas apresenta uma cláusula especificando que ele será encerrado quando houver uma solução jurídica definitiva a respeito da nova licitação. Já são duas as empresas que recorreram à Justiça.

MELHORAS

O presidente do Samae falou aos jornalistas na presença do vice-prefeito Mário Hildebrandt e de diretores da empresa. Fernandes disse que o Samae está investindo para buscar o equilíbrio financeiro, ao mesmo tempo em que procura melhorar o atendimento. O Samae já investiu R$ 1 milhão em melhorias no primeiro semestre e deve investir mais R$ 1,5 milhão até o final do ano. Entre os pontos destacados está a coleta do lixo reciclável.

“A população se esforça para contribuir, separando o lixo, mas nossa estrutura ainda é falha e não conseguimos prestar um serviço adequado. A nova licitação prevê uma coleta seletiva mais organizada, eficiente e ampla”, disse. O Samae calcula que a coleta seletiva resultará em 250 toneladas mensais a menos na coleta do lixo orgânico. Os principais dados apresentados à imprensa pelo presidente do Samae foram:

O Samae tem um déficit anual de R$ 4,4 milhões

O faturamento anual com a água é em torno de R$ 90 milhões.

O faturamento com o lixo é de R$ 35 milhões.

O faturamento com o esgoto é de R$ 30 milhões (valores passados à BRK).

Em 2017 serão entregues reservatórios na Rua dos Caçadores e Fortaleza.

Para 2018 está previsto um reservatório na Itoupavazinha.

Existem em Blumenau 150 mil ligações de água.

As ligações de esgoto somam 40 mil.

O Samae trabalha para diminuir as perdas no sistema de distribuição, que somam 31%.

Fonte: Jornal de Blumenau